Alguns dos maiores desafios enfrentados pelas empresas e seus gestores são o planejamento e controle de cargas e a roteirização das entregas.
Empresas aperfeiçoam seus processos de distribuição para conquistar a preferência e a confiança dos clientes com o propósito de alcançar metas cada vez mais ambiciosas e resultados altamente positivos. E aquelas que apostam em eficiência têm mais chances de se destacar no mercado e elevar sua lucratividade com o aumento da produtividade.
Investir em boas práticas para otimização e controle de cargas deixa de ser apenas um item importante e ganha um viés mais estratégico e competitivo para os negócios. A logística vem se tornando extremamente estratégica, permitindo que uma empresa se destaque perante a concorrência.
Uma das principais funções da área de logística é zelar para que o produto certo, na quantidade certa, na hora certa, no lugar certo e pelo menor custo possível chegue até o cliente. Se a logística falhar em sua função primordial, pode colocar em risco a imagem da empresa. Além de gerar uma série de prejuízos financeiros, tanto para ela como para os clientes. Afinal, atrasos nas entregas dos produtos é um péssimo sinal.
Ocorrências desse tipo ainda são recorrentes, e as causas geralmente estão associadas a erros nos processos e planejamentos logísticos. Problemas técnicos e imprevistos infelizmente acontecem. Contudo, equívocos humanos são os grandes responsáveis por questões como atrasos nas entregas ou a falta de itens e produtos nos pedidos. A falta de otimização dos recursos e no manuseio das cargas e, ainda, a ausência de uma tecnologia adequada para planejar rotas e entregas são exemplos de fatores muito comuns e que contribuem para encarecer o custo do frete.
Mas os impactos não são apenas financeiros. O problema ganha ainda mais intensidade quando o assunto é um produto que possui data de validade curta, como os alimentos e alguns produtos químicos, podendo colocar toda uma produção em risco.
O transporte é uma das principais funções logísticas e representa a maior parcela dos custos da categoria. Cerca de 60%, em média, das despesas logísticas, o que em alguns casos pode significar duas ou três vezes o lucro de uma empresa.
Com mais planejamento, controle e o uso de tecnologias adequadas como aliadas, as empresas conseguem contornar esses fatores e optar por rotas mais eficientes para assegurar as entregas do produto certo, na quantidade certa, na hora certa, no lugar certo e pelo menor custo possível.
Como toda operação de transporte de mercadorias começa no estoque, saiba exatamente quais são os itens disponíveis, seu volume, peso, entre outras particularidades. O controle eficaz do estoque faz toda a diferença na cadeia de suprimentos e tem um papel de peso para minimizar e evitar perdas e custos no transporte e na distribuição, considerando que a equipe responsável consegue:
Para reduzir perdas e otimizar processos na logística, a tecnologia é um excelente recurso de apoio aos gestores. Ela age no intuito de conduzir seus negócios de forma eficiente, com maior controle e planejamento de cargas e de rotas.
Para que as empresas sejam capazes de fazer isso com maior precisão, uma boa alternativa é adotar ferramentas para o controle e manuseio do estoque e controle de cargas. Essas ferramentas integram diversas informações relevantes que podem ser consultadas na velocidade de um clique. Elas automatizam tarefas, trazem mais agilidade e colaboram para um melhor domínio de todos os processos. Dessa forma, buscam soluções viáveis com o uso de ferramentas eficientes para planejar e ter um controle mais acertado da cadeia de distribuição desde o seu início.
Planejamento e controle são cruciais para evitar logística reversa, desperdícios e problemas com a entrega de produtos errados. Planejar entregas é uma excelente estratégia para otimizar rotas e minimizar custos. Ao adotar roteiros bem planejados, a empresa consegue otimizar a distribuição, reduzir custos e garantir uma entrega segura para os clientes, possibilitando maior produtividade e eficácia.
São inúmeras as vantagens que essas ferramentas podem trazer para o planejamento e controle de cargas:
Em resumo, investir em planejamento, organização e em tecnologia viabiliza maior controle para que gestores aperfeiçoem todos os processos da gestão de logística. Assim, é possível alcançar uma expressiva redução de perdas. Além disso, há melhores resultados e oferrta de serviços de qualidade superior para seus clientes.