Gerenciar uma empresa não é uma tarefa fácil. Dependendo do porte da companhia, diversos setores podem estar envolvidos, aumentando ainda mais a complexidade de administração. Afinal, como as grandes corporações (e até algumas de pequeno e médio porte) fazem para gerenciar e garantir que todos os processos estejam sendo corretamente executados? Através da utilização de um sistema ERP.

O ERP (Enterprise Resource Planning), ou Sistema de Gestão Empresarial, é um software que visa facilitar a administração dos diversos processos e atividades dentro de uma companhia. Esse programa tem a capacidade de integrar diversos setores de um negócio, como as áreas de finanças, contabilidade, vendas, compras, estoque, produção, logística e muitas outras.

Se você tem uma empresa (não importa qual seja o tamanho dela) e ainda não conhecia o ERP, saiba que você pode estar perdendo uma grande oportunidade de melhorar muito o seu negócio. Um Sistema de Gestão Empresarial traz benefícios que vão além de simplesmente colocar a “casa em ordem”. Continue a leitura e entenda tudo o que você precisa saber sobre o ERP.

 

O QUE É ERP?

 

Como dito anteriormente, o ERP é um software. Ou seja, estamos falando de um programa que tem por objetivo auxiliar as companhias a organizar os seus diversos processos e setores. Porém, graças a tecnologia, esse sistema não está mais limitado ao computador pessoal. Hoje é possível fazer ele rodar a partir de um servidor central, da nuvem ou diretamente no smartphone.

Se pudéssemos usar uma analogia com o corpo humano, poderíamos dizer que o ERP vem para assumir o papel da coluna vertebral. Essa é a estrutura que interliga as diversas partes do nosso organismo, permitindo a troca de dados entre diferentes segmentos. Ainda utilizando essa analogia, também precisamos destacar a importância do Sistema de Gestão Empresarial. Como um corpo com uma coluna vertebral defeituosa ou ineficiente não consegue parar em pé, o mesmo pode ser dito de uma organização, não importa qual seja o seu tamanho.

Portanto, o ERP é um sistema imprescindível para quem quer ver o negócio prosperar. Ele provê a integração completa e necessária em um único ambiente, e pavimenta o caminho para o crescimento constante. Quando escolhido corretamente, trata-se de uma ferramenta estável, flexível e que permite o uso em múltiplas plataformas, conectando todos os departamentos e setores de uma empresa.

 

COMO FUNCIONA UM ERP?

 

Como qualquer solução tecnológica, o ERP precisa ser implementado dentro de uma organização. Esse não é um processo necessariamente complexo, mas extremamente importante para que o sistema funcione bem. Como cada corporação é única, o uso de um Sistema de Gestão Empresarial pode variar um pouco de empresa para empresa. Porém, em essência, o mesmo software pode ser adaptado para diversas diferentes, atendendo até mesmo situações ímpares dentro de um setor.

Entre as principais funcionalidades de um ERP, podemos mencionar:

  • Contas a pagar
  • Contas a receber
  • Controle de cheques
  • Fluxo de caixa
  • Escrituração digital
  • Emissão, recebimento e armazenamento de nota fiscal eletrônica
  • Controle de vendas
  • Gestão comercial
  • Carteira de pedidos
  • Processos de importação/exportação
  • Controle de produção
  • Controle de custos
  • Controle de processos contábeis

Como você pode ver, um sistema ERP pode ser extremamente versátil e atender diversas necessidades de uma única empresa. É por isso que ressaltamos a importância de escolher bem o Sistema de Gestão Empresarial que vai ser implementado em sua empresa. E nós podemos ajudá-lo a entender quais são as necessidades que o seu negócio precisa. Para isso, entre em contato com a gente – sem compromisso algum!

 

OS BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DE UM ERP 

 

 

Diante de uma ferramenta tão completa e com um potencial tão grande de mudanças dentro de uma organização, é de se esperar benefícios importantes de seu uso. Essa conclusão não está incorreta. A implementação de um sistema ERP realmente pode trazer vantagens competitivas importantes para o negócio. Entenda quais frutos a sua empresa pode colher ao se apoiar nesse tipo de software:

Agilidade nos processos administrativos

Como consequência de um ambiente corporativo organizado, temos a rapidez na realização de processos antes burocrático que demandavam muito tempo. Quando o ERP é bem implementado e está alinhado às necessidades da empresa, a agilidade é um dos primeiros benefícios a serem observados.

Maior controle e padronização dos processos

Garantir previsibilidade nas atividades do negócio. Esse é outro benefício da implementação de um Sistema de Gestão Empresarial. Graças a padronização e sequência lógica dos processos, a liderança tem maior controle do que acontece dentro da organização. Dessa forma, tem-se maior disponibilidade para o pensamento estratégico e na formulação de ideias que possam elevar o patamar da companhia.

Identificação e redução de erros

Em um mercado competitivo, um simples erro pode custar muito caro. É por isso que evitar falhas é tão importante. Como consequência de um controle maior e padronização dos processos, temos maior capacidade de identificação e menor incidência de erros. Uma organização não precisa quebrar a cabeça uma dezena de vezes antes de aprender. É possível começar certo a partir da primeira tentativa, e o ERP ajuda nesse sentido.

Aumento da produtividade

Uma empresa que implementa e utiliza bem um ERP com certeza pode observar um ganho de produtividade de sua equipe e seus processos. Como a padronização diminui o tempo para tomada de decisões, diminui-se o desperdício de tempo e aumenta-se a qualidade do serviço (graças a redução dos erros e agilidade já mencionados).

Maior organização financeira e fiscal

Pedra de tropeço para diversas empresas, as demandas financeiras e fiscais não serão mais problema para aqueles que fazem bom uso de um Sistema de Gestão Empresarial. A organização dessas estruturas essenciais para qualquer empresa permitirá um foco maior naquilo que realmente importa para o crescimento e sustentabilidade da companhia.

COMO IMPLEMENTAR UM ERP NA MINHA ORGANIZAÇÃO?

Diante de tantos benefícios, é natural começar a olhar com bons olhos um sistema ERP e começar a desejar ter um dentro da organização. Esse é, certamente, o primeiro passo. Na sequência, é preciso entender se a sua empresa pode realmente colher os frutos de uma implementação de um sistema desses. Como dito anteriormente, cada companhia é única e entender as especificidades de um negócio pode ajudar na proposta da melhor solução.

É por isso que nós, da Softdata, tomamos o cuidado de oferecer o que há de melhor para os nossos clientes e que, principalmente, atenda às suas necessidades. A nossa oferta não está limitada a um produto, mas sim a uma solução que poderá auxiliar o negócio a prosperar.

Assim, convidamos você a entrar em contato conosco para conversarmos sobre o assunto. Queremos entender as necessidades da sua organização e pensar na melhor solução possível para os seus problemas e dificuldades. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através desta página, do e-mail [contato@softdata.com.br], telefone (47 3028-6440) ou Skype (comercial.softdata). Esperamos o seu contato!

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Quer receber mais conteúdos como este?

Desenvolvido pela