Foi nos anos 70, quando os Estados Unidos enfrentavam a crise do petróleo, que as empresas americanas sentiram a necessidade de administrar melhor seus estoques. Uma das soluções encontradas foi a redução sistemática do estoque, tanto de produtos em andamento quanto de mercadorias para revenda.

Vários estudos foram realizados para conseguir estabelecer o volume de estocagem ideal, com uma margem de segurança para caso ocorra imprevistos. Os benefícios obtidos após a implementação desta medida foram espetaculares. Principalmente, devido à redução de custos, pois quanto mais material estocado, maior será o capital empatado que poderia ser utilizado para outros fins. Isso tudo aliado a um giro mais constante, evitando perdas ocorridas no processo de armazenagem.

Neste exemplo, é possível perceber que o sucesso de uma empresa depende da qualidade de seus processos. Ao repensar a forma como seus produtos eram estocados, muitos empresários conseguiram driblar a crise e empregar seus recursos da melhor forma.

Todo processo de produção utiliza materiais, instrumentos de trabalho (como máquinas e equipamentos) e trabalho humano. Como já falamos neste artigo , produtividade é a relação entre os recursos empregados e os resultados alcançados. Ter alta produtividade é alcançar resultados muito bons a partir de um certo montante de recursos, aproveitando bem a matéria prima, a capacidade das máquinas, o tempo a as habilidades das pessoas.

Ao repensar processos, muitos empresários colocam o consumidor como o foco principal: é a procura pela satisfação do consumidor que tem levado as empresas a se atualizarem com técnicas de produção cada vez mais eficientes e de alta produtividade.

O planejamento e o controle da produção são atividades extremamente operacionais que buscam determinar a ordem na qual essas operações serão realizadas, além de assegurar que serão cumpridas da forma certa e na data certa.

Essas medidas permitem que os produtos tenham uma qualidade especificada, fazem com que máquinas e pessoas operem com os níveis desejados de produtividade, reduzem estoques e custos operacionais e melhoram o nível de atendimento ao cliente.

Para isso, é preciso dispor de um sistema de informações que relate periodicamente sobre diversos aspectos da produção, como o material em processo acumulado nos diversos centros, o estado atual de cada ordem de produção, as quantidades produzidas de cada produto, como está a utilização dos equipamentos, disponibilidade dos recursos produtivos, entre outros

A Softdata tem auxiliado empresas de vários segmentos a obterem excelentes resultados na otimização de seus processos. Através de softwares que controlam diversas etapas da produção, conseguimos reduzir custos e aumentar a produtividade.  Confira os trabalhos que desenvolvemos para otimizar e agilizar especificamente a gestão dos estoques na Alumbra e no Moinho Catarinense.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Quer receber mais conteúdos como este?

Desenvolvido pela