O WMS, ou Warehouse Management System, é um sistema que tem como um dos principais propósitos a administração das atividades, produtos e equipes em armazéns e centros de distribuição. Diversas empresas já obtiveram sucesso com a implementação dessa ferramenta, mostrando que a solução é efetiva em solucionar os problemas propostos.

O chamado Sistema de Gerenciamento de Armazém vem para substituir a maneira rudimentar – e muitas vezes falha – de cuidar dos ativos de uma companhia que trabalha com centros de distribuição. Em vez de utilizar controles manuais ou planilhas eletrônicas excessivamente complexas, as empresas podem contar com a simplicidade e funcionalidades do WMS.

Mas quais são os verdadeiros benefícios de se implementar o WMS em minha empresa? Essa é uma pergunta válida, especialmente para quem já tem sucesso utilizando alguma metodologia diferente. Será que a utilização desse sistema pode realmente trazer tantas vantagens para o meu negócio? É isso o que vamos descobrir neste artigo.

AS VANTAGENS DE UM SISTEMA WMS

Quando corretamente implementado, o sistema WMS pode trazer muitos benefícios para um negócio. Essas melhorias se fazem presente em diversos segmentos da empresa, desde a satisfação dos clientes e aumento de produtividade até diminuição dos custos.

Confira quais são as possíveis vantagens que você pode colher ao implementar um sistema WMS em sua empresa:

AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS

Um dos principais gargalos de qualquer negócio é a falta de automação de processos. Atividades repetitivas e que demandam longos períodos de tempo podem ser automatizadas graças ao uso de checklists, tecnologia e passos lógicos oriundos de uma boa análise dos processos.

Essa é uma das soluções propostas pelo WMS. Saber exatamente o que fazer em todas as etapas de movimentação dos produtos, desde o recebimento até a expedição, é essencial para oferecer essa automação. Ao implementar um Sistema de Gerenciamento de Armazém de forma correta, a empresa tem a certeza de que todos os processos estarão sendo cumpridos e da forma mais eficiente possível.

O resultado é um maior controle operacional, já que o WMS fornece as tarefas a serem realizadas e na ordem que precisam ser atendidas. E é exatamente a automação de processos que está diretamente ligada ao próximo benefício da implementação de um sistema para gerenciar centros de distribuição.

OTIMIZAÇÃO EM DIVERSAS ÁREAS

Com processos automatizados e sendo realizados conforme a demanda do negócio, é natural observar algumas otimizações dentro da empresa. Como o WMS nos diz o que fazer e quando fazer, gasta-se muito menos tempo na tomada de decisões, especialmente naquelas que são repetitivas e possuem um grande impacto para o desempenho do negócio.

Entre as otimizações, podemos citar:

  • Redução no tempo perdido com esperas
  • Redução do tempo morto com recursos em movimentação (separação, armazenagem, etc.), já que as decisões são do sistema e não do operador
  • Otimização do percurso de separação de pedidos
  • Aumento de produtividade da equipe e dos funcionários (menor tempo ocioso, maior agilidade e menos dúvidas)
  • Melhor utilização do espaço físico com a compactação do estoque, possibilitando redução de custo com o espaço físico
  • Diminuição das distâncias a serem percorridas graças ao aumento da densidade de estocagem

Diante de tantas otimizações possíveis para um negócio, é difícil não entender porque uma empresa não desejaria, pelo menos, considerar a implementação de um sistema WMS. Se esse for o seu caso, não hesite em entrar em contato conosco através deste link.

Porém, é claro que seria ingenuidade pensar que essas otimizações seriam simplesmente um resultado direto da automação de processos. Tudo isso vai depender de quão bem a empresa implementa o WMS e segue os “conselhos” dados pelo sistema. Mas quando a companhia utiliza corretamente a ferramenta, outro benefício (e esse interessantíssimo para qualquer negócio) pode surgir.

REDUÇÃO DE CUSTOS

Sim, é possível reduzir custos com a implementação de um sistema WMS. Embora exista um custo para a utilização dessa ferramenta, os benefícios gerados por ela podem facilmente superar aqueles demandados pelo seu uso comercial. E todos eles são advindos das otimizações do sistema.

Uma equipe de operadores com menos tempo ocioso é mais produtiva e consegue lidar com todas as movimentações necessárias. Um uso mais inteligente do espaço físico, com compactação e aumento de densidade de estoque, promove uma diminuição das distâncias percorridas, diminuindo o tempo de espera e elevando a produtividade da equipe nas movimentações.

Quem gerencia grandes centros de distribuição sabe que o custo de armazenamento em relação ao espaço físico pode ser bastante cruel. É por isso que as otimizações nesse sentido são muito bem-vindas e o WMS é perfeito para isso. Além disso, a utilização desse sistema ainda traz maior confiabilidade nos saldos físicos, aumentando a acurácia das informações relacionadas ao estoque, o que também afeta o controle de planejamento de produção e a compra de novas matérias-primas.

MAIOR SATISFAÇÃO DOS CLIENTES

Por fim, o último benefício que poderíamos citar aqui é o aumento no nível de satisfação dos clientes. Como o WMS traz melhorias significativas para o funcionamento do negócio, era de se esperar que os impactos também chegariam até a outra ponta. Ou seja, aqueles que utilizam os serviços e produtos fornecidos pelas empresas que gerenciam armazéns e centros de distribuição.

O benefício pode ser tão simples quanto uma melhoria no atendimento em decorrência de uma separação mais confiável dos produtos. Isso significa uma quantidade certa dos itens certos na hora certa. Mas os benefícios podem ser ainda maiores nesse sentido.

Um serviço bem prestado significa um cliente com maior probabilidade de retornar. Com a qualidade bem visível, técnicas como cross-selling e upselling são facilmente implementadas e podem apresentar resultados incríveis e muito acima da média. Em resumo, vale aquela velha máxima: cliente satisfeito é cliente feliz. E cliente feliz sempre volta.

O WMS É PARA MINHA EMPRESA?

Se o WMS traz tantos benefícios, porque todas as empresas que trabalham com centros de distribuição não o utilizam? O Sistema de Gerenciamento de Armazéns é uma solução voltada para problemas específicos. Ele não é um “canivete suíço”. Ele não resolve todos as dificuldades que a empresa possui, muito embora possa endereçar soluções eficientes para diversas situações.

Portanto, podemos dizer que o WMS não é uma solução para todos. Se você não sabe se os benefícios desse sistema serão aplicados ao seu negócio, converse com a gente. Teremos o maior prazer de entender as necessidades da sua empresa e oferecer o melhor conjunto de soluções, caso seja necessário.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Quer receber mais conteúdos como este?