Para operar de forma sustentável e lucrativa, qualquer empresa precisa fazer uma gestão correta dos seus ativos. Em outras palavras, o planejamento de recursos empresariais é questão vital para qualquer negócio. E aqui entra desde materiais, passando pela parte financeiro indo até os colaboradores, além de outros pontos, como canais de vendas e o trabalho de marketing.
Ainda é comum que muitas empresas façam isso de forma separada ou mesmo manual. Cada área trabalha com um sistema próprio de gestão ou fazem esse acompanhamento por meio de planilhas, como é o caso de o trabalho de contas pagar, por exemplo. Um erro qualquer pode comprometer outras áreas do negócio, como o marketing, que pode ficar sem recursos para investimento ou a produção, que pode ver acabar a matéria-prima.
Isso sem contar o fato de que as áreas não conversam de forma unificada sobre os recursos da empresa. Imagine que o time de comunicação interna queira fazer uma ação com os colabores e precisam saber informações como número total de funcionários e endereço de cada um. Com a gestão feita de forma individual em cada setor, seria necessário enviar um e-mail ou ligar para o RH pedindo as informações.
A solução para esse em um sistema para planejamento de recursos empresariais, os ERPs. Com esse tipo de ferramenta, os departamentos, dados e processos de sua empresa funcionam de forma integrada e em um único ambiente, o que possibilita a automação e o armazenamento de todas as informações relevantes.
Os ERPs costumam funcionar por módulos que atendem os diversos setores em suas necessidades, de forma que esses módulos são integrados, permitindo uma comunicação muito mail ágil dentro da organização.
Trabalha integrado aos processos de vendas, cobrança, compras, recebimento, pagamentos, bancos, conciliações, fluxo de caixa, gestão por centro de custo, orçamentos e outros. A área financeira passa a fazer uma gestão mais ágil e confiável, promovendo mais eficiência no dia a dia com sistema simplificado, integrado e que possibilita o usuário a personalizar suas rotinas, proporcionando melhor custo-benefício no gerenciamento financeiro.
Processos que cobre:
Fornece condições para sua empresa se auto gerenciar, atendendo nos mais diversos cenários (ramos) toda obrigatoriedade vinculada à parte legal e fiscal, reduzindo erros operacionais e aumentado a produtividade.
Processos incluídos
Agiliza todo processo de vendas, garantindo maior competitividade da sua empresa desde a venda até a entrega, incluindo a possibilidade de configurar políticas comerciais, gerando as informações mais precisas e confiáveis para sua equipe comercial, reduzindo com isso o tempo de resposta ao mercado.
Processos incluídos:
Responsável pela gestão de todos os produtos da sua empresa, desde os insumos até os produtos acabados, controla as informações em tempo real (estoques, pedidos, etc..), eliminando planilhas e controle paralelos, consequentemente reduzindo seus estoques e auxiliando “suprimentos” a atender as demandas prioritárias.
Processos incluídos:
Tenha controle de todo processo produtivo da sua fábrica, reduzindo o ciclo da ordem de produção entre a venda e a produção do produto, diminuindo custos e aperfeiçoando o tempo de produção.
Processos incluídos
Feito a partir de um sistema, o planejamento de recursos empresariais proporciona uma série de vantagens ao negócio. Veja quais são os principais benefícios.
Gostou desse texto? Então, continue acompanhando o blog da Softdata para conferir nossas novidades.