Nós já falamos em outros textos aqui no blog e explicamos o que é WMS, mostrando algumas de suas principais vantagens. Mas hoje, vamos um pouco além, ultrapassando a barreira do armazém e deixando claro os benefícios do WMS para outras áreas da empresa. Afinal, quando o estoque, que é o coração de qualquer negócio, vai bem, é meio caminho andado para o sucesso.

Como você bem deve saber, o estoque é uma parte responsável por balancear os resultados. Excessos deixam dinheiro parado e faltas fazem a empresa perder vendas e faturamento. E em meio a isso, existem vários processos que fazem essa engrenagem funcionarem muito bem.

Benefícios do WMS para outros setores 

Sendo assim, existem áreas na empresa que se beneficiam quando a organização do estoque é feita de maneira criteriosa e ágil. Isso porque a engrenagem roda melhor nesses outros setores. Vamos mostrar isso um pouco mais na prática.

Compras

Um dos setores que se beneficiam do WMS é o de compras, pois, ao organizar bem a entrada e a saída de materiais, os profissionais dessa área podem ser mais assertivos no processo de compras. Eles sabem com mais precisão os produtos que estão em estoque ou os que precisam ser adquiridos.

Dessa forma, evita-se que produtos sejam comprados sem necessidade e acabem abarrotando o estoque. Ao mesmo tempo, é possível controlar as saídas e saber o que deve ser adquirido para evitar a falta de itens.

Financeiro

Na área financeira, o ganho mais imediato é com a possibilidade de ter um caixa muito mais saudável, pois não se gasta de forma desnecessária e não se compra também de forma desnecessária. As contas da empresa ficam mais equilibradas, pois estarão menos suscetíveis a problemas inesperados, como a perda repentina de um lote de mercadorias.

Outro benefício do WMS na parte financeira é a economia de recursos, pois um sistema como esse consegue evitar que a empresa tenha altos custos logísticos em sua operação.

Controle de produção

Embora de forma indireta, o controle de produção é beneficiado por essa solução. Isso porque as ordens para a manufatura de novos produtos se torna muito mais precisa com um maior controle do que sai do estoque do negócio. Assim que houver a necessidade, de acordo com a movimentação, a programação consegue ser mais assertiva. 

Recebimento de mercadorias

Agora, de forma mais direta, o WMS oferece boas vantagens para o setor de recebimento de uma empresa. Primeiro, porque torna o processo muito ágil, uma vez que automatiza o trabalho, reduzindo drasticamente a necessidade de procedimentos ainda manuais.

Depois, há a vantagem da precisão dos dados e procedimentos. A leitura dos códigos torna isso muito mais fácil e correta, pois tem como base um enorme banco de dados à disposição.

Expedição

Por outro lado, a expedição de mercadorias também fica muito mais correta, pois o controle mais apurado da tecnologia permite que sempre sejam enviados os produtos corretos aos clientes. E isso também ajuda a parte logística, com a organização dos caminhões e a criação de rotas para o transporte.

Customer success

A área de customer success ganha um importante aliado para garantir que os clientes tenham sucesso na parceria. Isso acontece porque a chance de aparecerem produtos falhados ou com erros cai significativamente.

Esse conteúdo foi importante para você? Se quiser acompanhar mais, continue acessando nosso blog e inscreva-se em nossa newsletter.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Quer receber mais conteúdos como este?

Desenvolvido pela